COMPETITIVA 

• MINAS #1 •

AZULSCURO-1920x10802.jpg
BELO HORIZONTE, 2021, 15’

AZULSCURO

-

de Evandro Caixeta, João Gilberto Lara

Filme de estreia dos diretores, Azulscuro é um filme de gênero que aciona elementos e temas recorrentes do horror. A impressionante habilidade do curta em filmar com o celular e a decupagem que alterna entre o ecrã do aparelho e a câmera encontram uma justificativa narrativa que reforça a potência da fotografia em primeira pessoa. No curta, vestígios de uma morte inexplicada vêm à tona enquanto Sofia mexe em seu celular sozinha em casa.

(Fabio Rodrigues Filho)

DOIS-1920x10802.jpg
BELO HORIZONTE/ IGARAPÉ, 2021, 10’

DOIS

-

de Guilherme Jardim, Vinícius Fockiss

quando o cinema é correspondência, carta de amor que se desdobra.

(Rita Vênus)

SUELLEN-E-A-DIÁSPORA-PERIFÉRICA-1920x10802.jpg
JUIZ DE FORA, 2020, 4’

SUELLEN E A DIÁSPORA PERIFÉRICA

-

de Renata Dorea

Faz tempo que Suellen não volta para casa, mas ela assenta ali, na tela, as suas lembranças. Em um ritmo acelerado, uma profusão de fotos-memórias é acolhida e emoldurada por um fundo de tela que é chão, terra. Fotografias assentadas no vermelho-barro. Sorrisos, aniversários, a piscina de plástico, o calor do verão, a menina na beira do rio Pavuna, que agora está canalizado. A gente lembra, lembra, lembra, pensa, pensa, pensa e, depois, abre os olhos e esquece tudo.

(Alessandra Brito e Rita Vênus)

ANO-2020-1920x10802.jpg
OURO PRETO, 2021, 16’

ANO 2020

-

de Coletivo Olhares (Im)Possíveis

Diante de um ano tão difícil, fazer um filme se torna um espaço de invenção. Jovens que moram na periferia de Ouro Preto mobilizam um mosaico de miradas e de gestos. Com força de polifonia, um grupo diz sobre o desafio de aprender em casa e sobre maneiras de se cuidar. Com gesto múltiplo, um coletivo expressa o processo mesmo de construção grupal por meio das imagens, pela relação que se pode formar a partir de filmar e de montar, enquanto se caminha e se faz numa cena.

(Érico Oliveira)

COMPETITIVA MINAS #1
MIN 1 | 45' | 14 anos

EXIBIÇÃO ON-LINE*

07 de novembro (20h) a 09 de novembro (20h)
cineHumbertoMauro/MAIS

EXIBIÇÃO PRESENCIAL

09 de novembro (20h)
Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
*filmes disponíveis com os recursos de acessibilidade:
LIBRAS, ÁUDIODESCRIÇÃO e LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS

A distribuição dos ingressos se inicia sempre às 12h na bilheteria do Cine Humberto Mauro. É permitida a retirada dos ingressos para todas as sessões do dia, limitado a um ingresso por pessoa/sessão.

PROGRAMA #2
48' | 16 ANOS
PROGRAMA #3
48' | 14 ANOS