MOSTRA ESPECIAL | CURADORIA POR ANA SIQUEIRA

• COSMOPOÉTICAS DO (IN)VISÍVEL #4 •

Corpos Furtivos I

FLUID-FRONTIERS.jpg
CANADÁ/ESTADOS UNIDOS, 2017, 23’

FLUID FRONTIERS

FRONTEIRAS FLUIDAS

de Ephraim Asili

Filmado ao longo do rio Detroit, Fluid Frontiers explora a relação entre conceitos de resistência e liberação, exemplificados pelo Underground Railroad, a editora Broadside Press e pelas obras de artistas locais de Detroit. Todos os poemas são lidos em cópias originais de publicações da Broadside Press por nativos da região de Detroit/Windsor e foram filmados sem ensaio.

FIELD-NOTES.jpg
ESTADOS UNIDOS/ TRINDADE E TOBAGO, 2014, 17’

FIELD NOTES

-

de Vashti Harrison

Field Notes é um retrato experimental dos espíritos impregnados na cultura da nação insular de Trinidad e Tobago. O filme é estruturado como um guia de campo, visual e sonoro,  sobre os fantasmas, espíritos e jumbies em toda a ilha: de contos pessoais sobre transmorfos e sugadores de sangue a fantasmas do passado de Trinidad. O filme foca nos locais onde natural e sobrenatural colidem.

KINDAH.jpg
JAMAICA/ESTADOS UNIDOS, 2016, 12’

KINDAH

-

de Ephraim Asili

O tratado assinado pelo governador britânico Edward Trelawny concedeu aos maroons de Cudjoe 1.500 acres de terra entre os redutos de Trelawny Town e Accompong, nos Cockpits. Acredita-se que Cudjoe, líder dos maroons, uniu a todos em sua luta por autonomia embaixo da árvore Kindah – uma mangueira grande e antiga que ainda está de pé nos dias de hoje. A árvore simboliza os laços da comunidade em sua terra comum.

LIGHTNING-DANCE.jpg
JAMAICA/ARGENTINA/FRANÇA/REINO UNIDO, 2018, 6’

LIGHTNING DANCE

DANÇA DO RELÂMPAGO

de Cecilia Bengolea

Filmado em outubro de 2017 durante as enchentes em Spanish Town, Jamaica, Lightning Dance investiga a influência do tempo elétrico indeterminado na imaginação corpórea. O vídeo em preto e branco apresenta vários jovens jamaicanos que, na companhia do artista, executam coreografias solo e em grupo ao lado de um barraco à beira da estrada, enquanto a chuva tropical e o suor dissolvem as fronteiras entre o exterior e o interior, fundindo  natureza e  ser humano em uma coisa só.

MOSTRA ESPECIAL | COSMOPOÉTICAS DO (IN)VISÍVEL #4
COSMO 4 | 58' | LIVRE

EXIBIÇÃO ON-LINE

12 de novembro (20h) a 14 de novembro (20h)
cineHumbertoMauro/MAIS

EXIBIÇÃO PRESENCIAL

13 de novembro (20h)
Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes

A distribuição dos ingressos se inicia sempre às 12h na bilheteria do Cine Humberto Mauro. É permitida a retirada dos ingressos para todas as sessões do dia, limitado a um ingresso por pessoa/sessão.

PROGRAMA #1
49' | 16 ANOS
PROGRAMA #2
70' | LIVRE
PROGRAMA #3
99' | 12 ANOS
PROGRAMA #5
71' | LIVRE