COMPETITIVA 

• BRASIL #3 •

A-SENTENÇA-1920x10803.jpg
SÃO PAULO, 2020, 16’

A SENTENÇA

-

de Laura Coggiola

Num minucioso jogo de experimentação narrativa e visual a partir de fotografias, A sentença constrói uma atmosfera enigmática entrecruzando sonho e realidade, proximidade e distância, narração e silêncios. Entre suporte e elemento narrativo, o trabalho com as fotos se articula a uma trilha sonora que movimenta as imagens e acentua o mistério que reúne as duas personagens. A delicadeza nas alternâncias – de estados, planos e temas – nos contagia à sensação que paira irresoluta.

(Fabio Rodrigues Filho)

FRONTEIRA-1920x10802.jpg
MINAS GERAIS, 2021, 15’

FRONTEIRA

-

de Maíra Campos

Provocar a geometria do quadro dançando com as bordas, fazer o enquadramento dançar ou ainda tomar a fronteira como algo que aproxima: eis alguns traços do curta dirigido por Maíra Campos. Realizado com o Ballet Jovem Minas Gerais, aqui, perfaz-se uma dança que acontece no filme, através da imagem, fazendo do cinema arte do corpo. Em Fronteira, tanto dançam bailarinos quanto a montagem se faz coreografia: ângulos, fusões, detalhes e variações compondo uma densa trama de movimentos.

(Fabio Rodrigues Filho)

UM-TRANSE-DE-DEZ-MILÉSIMOS-DE-SEGUNDOS-1920x10802.jpg
BAHIA, 2021, 8’

UM TRANSE DE DEZ MILÉSIMOS DE SEGUNDOS

-

de Jamile Cazumbá

A relação com o visível se transforma numa questão de tato – contato. As imagens do transe são texturas do tempo. É na expansão do ver que uma densa experiência com a memória e com o corpo se dá; na dilatação, o pormenor: ouvir o galo, a formiga. As vozes de Inês Mendes e de Jamile Cazumbá perfazem travessia. Com este ritual-recital-performático, percebemos o quanto, em criação, a questão é compor com o mundo, do gesto que se faz com o vento, abrigo de um ao-redor.

(Érico Oliveira)

COLMEIA-1920X1080.jpg
DISTRITO FEDERAL, 2021, 15’

COLMEIA

-

de Maurício Chades

Recém-saída de uma situação de cárcere, Huri funda o filme e subleva-se numa meditação sobre a humanidade enquanto transcorrem as águas da lagoa. Entre o entrevistador que pouco sabe e a entrevistada que é uma espécie de enigma a nos olhar, Colmeia ora singulariza um contexto de compulsório encarceramento de mulheres no país, ora é o pleno jogo em que o real e o ficcional se imbricam vertiginosamente. Pouco a pouco, a cena da escuta verte-se em invenção formal – e vice-versa.

(Fabio Rodrigues Filho)

COMPETITIVA BRASIL #3
BRA 3 | 54' | 12 ANOS

EXIBIÇÃO ON-LINE

10 de novembro (20h) a 12 de novembro (20h)
cineHumbertoMauro/MAIS

EXIBIÇÃO PRESENCIAL

12 de novembro (18h)
Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes

A distribuição dos ingressos se inicia sempre às 12h na bilheteria do Cine Humberto Mauro. É permitida a retirada dos ingressos para todas as sessões do dia, limitado a um ingresso por pessoa/sessão.

PROGRAMA #1
67' | LIVRE
PROGRAMA #2
63' | 16 ANOS
PROGRAMA #4
54' | 12 ANOS
PROGRAMA #5
84' | 12 ANOS