
COMPETITIVA
• INTERNACIONAL #1 •

ESTADOS UNIDOS, 2021, 8’
MAY JUNE JULY
MAIO JUNHO JULHO
de Kevin Jerome Everson
Registro fílmico como forma viva que demarca os processos do próprio estilo. May June July é filme de quem enxerga excertos da vida e da política negra estadunidenses com o cuidado de quem toca pétalas, num tato de olhar movido pelo desejo de que, entre o Black Lives Matter e a vida pandêmica, seja possível desabrochar novamente.
(Bruno Galindo)

PALESTINA, 2020, 17’
MOONSCAPE
-
de Mona Benyamin
Em meio ao som do alaúde (instrumento de corda árabe) e várias trocas de e-mail, Moonscape compõe visualidades surrealistas para se defrontar com a impossibilidade do trânsito produzida por “fronteiras, soldados e paredes”. Em seu segundo filme, Mona Benyamin estabelece uma conexão entre sua história e a de Dennis M. Hope (fundador da Lunar Embassy em 1980), investigando memórias, desejos e tensões que a perpassam enquanto uma jovem palestina que vive sob a ocupação israelense.
(Lorenna Rocha)

MÉXICO, 2021, 10’
AL MOTOCICLISTA NO LE CABE LA FELICIDAD EN EL TRAJE
A FELICIDADE DO MOTOCICLISTA NÃO CABERÁ EM SUA ROUPA
de Gabriel Herrera
Na arquitetura mínima de uma tenda vermelha, um homem se orgulha em explorar o mundo do outro com seu traje luminoso e sua motocicleta. Quanto mais se apropria daquilo que conquista, maior se torna seu delírio narcisista. Nesse experimento crítico à invasão das Américas, o heroísmo épico das representações colonizadoras é ironizado pela espontaneidade das performances em meio à selva mexicana. Se toda beleza é um gesto de conquista, relativizá-la é um ato político.
(Felipe Carnevalli)

TAILÂNDIA, 2020, 30’
ANINSRI DAENG
ANINSRI VERMELHO; OU NA PONTA DOS PÉS DO AINDA TRÊMULO MURO DE BERLIM
de Ratchapoom Boonbunchachoke
Uma agente secreta transexual com voz feminina recebe a missão de espionar um estudante ativista considerado inimigo do Estado. Disfarçada como um homem cis, precisa envolver-se afetivamente para extrair as informações que busca. Um filme de espionagem e amor queer com comentário político que, referenciado na tradição tailandesa dos filmes dublados da era da Guerra Fria, brinca com os absurdos do passado para tecer considerações sobre um presente anacrônico.
(Vanessa Santos)
COMPETITIVA | INTERNACIONAL #1
INT 1 | 65' | 14 ANOS
EXIBIÇÃO ON-LINE
04 de novembro (20h) a 06 de novembro (20h)
cineHumbertoMauro/MAIS
EXIBIÇÃO ON-LINE
05 de novembro (20h)
Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes
A distribuição dos ingressos se inicia sempre às 12h na bilheteria do Cine Humberto Mauro. É permitida a retirada dos ingressos para todas as sessões do dia, limitado a um ingresso por pessoa/sessão.