MOSTRA ESPECIAL | CURADORIA POR ANA SIQUEIRA

• COSMOPOÉTICAS DO (IN)VISÍVEL #5 •

Corpos Furtivos II

QUANTUM-CREOLE.jpg
ESPANHA/ FRANÇA/ PORTUGAL/ ALEMANHA, 2020, 40’

QUANTUM CREOLE

QUANTUM CRIOULO

de Filipa César

Quantum Crioulo é um documentário experimental que pesquisa coletivamente a crioulização e aborda suas forças históricas, ontológicas e culturais. Referindo-se à entidade física mínima em qualquer interação - quântica - o filme utiliza diferentes formas de imagem para ler o potencial subversivo da tecelagem enquanto um código crioulo.

OBATALA.jpg
BRASIL/NIGÉRIA/COLÔMBIA, 2019, 7’

OBATALA FILM

-

de Sebastian Wiedemann

O corpo re-existe e insiste, pois nunca é um envoltório fechado, mas sim canal de passagem e transe entre as mais diversas dimensões espirituais (Obatala Film). Filme-devoção, filme-oferenda. Filmado na mítica Ile-Ife, cidade sagrada do povo Yoruba e fundada pelos próprios Orixás, este filme procura afirmar de modo sensorial a vertigem de entrar em relação com Obatala, orixá criador do mundo, da luz. Transe de faíscas de luz, de corpos em conexão espiritual.

SHELLY-BELLY.jpg
ARGENTINA/ FRANÇA/ JAMAICA/ REINO UNIDO, 2020, 24’

SHELLY BELLY INNA REAL LIFE

-

de Cecilia Bengolea

Narrado por meio de movimento e música, a energia e a expressão da cena  dancehall de Kingston e Bog Walk, na Jamaica, são capturadas em toda a sua vibração em Shelly Belly inna Real Life. Explorando as influências da cultura e da natureza dentro e sobre a comunidade artística da ilha caribenha, o filme segue a linguagem do dancehall desde os ritmos intrincados das paisagens da selva até a coreografia das pessoas cuja paixão-prática ele acompanha. Filmado pela artista e coreógrafa Cecilia Bengolea ao longo de quatro anos, esta visão de dentro confere acesso sem precedentes aos personagens cuja vitalidade e influência moldaram uma visão de movimento e vida que alcança desde seus fundadores jamaicanos até o mundo exterior.

MOSTRA ESPECIAL | COSMOPOÉTICAS DO (IN)VISÍVEL #5
COSMO 5 | 71' | LIVRE

EXIBIÇÃO ON-LINE

12 de novembro (20h) a 14 de novembro (20h)
cineHumbertoMauro/MAIS

EXIBIÇÃO PRESENCIAL

14 de novembro (20h)
Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes

A distribuição dos ingressos se inicia sempre às 12h na bilheteria do Cine Humberto Mauro. É permitida a retirada dos ingressos para todas as sessões do dia, limitado a um ingresso por pessoa/sessão.

PROGRAMA #1
49' | 16 ANOS
PROGRAMA #2
70' | LIVRE
PROGRAMA #3
99' | 12 ANOS
PROGRAMA #4
58' | LIVRE